Prompt de Comando e Terminal

Olá, se você ainda não viu o post sobre Gerenciamento de Arquivos e Pastas de uma olhadinha aqui.

O Prompt de Comando no Windows e o Terminal no Linux e OS X são uma forma de executar operações e aplicativos através de comandos, sem o uso da interface gráfica. Podemos considera-lo como um acesso mais avançado as funcionalidades do sistema operacional. Antigamente também era comum chama-los de console.

Certamente grande maioria das pessoas não precisa não precisa e muitas vezes até desconhece estes recursos, e antes, quando a utilização dos computadores era realizada apenas por este meio certamente era um ponto de dificuldade e até mesmo impedimento a utilização para grande parte das pessoas.

prompt-windows

Na época do MS-DOS o Windows era basicamente uma interface gráfica, carregada quando se executava o aplicativo win.exe, a partir do Windows 95 este carregamento passou a ser automático, mas caso algum problema ocorresse ou se fizesse uma inicialização de segurança, apenas o modo texto (chamado de modo DOS) era carregado. Essa interface gráfica era uma forma de tentar tornar o uso do computador mais amigável e simples, e se popularizou com o Macintosh da Apple. No Linux o sistema operacional também é baseado em modo texto, e um gerenciador gráfico o X Window System é carregado e a partir dele, vários ambientes gráficos podem ser instanciados, por isso é possível ter Linux executando KDE, GNome, XFCE, Cinnamon, MATE, Unity e diversos outros desktops gráficos.

terminal-linux

Já no OS X, embora seja baseado em Unix BSD foi concebido desde o principio para rodar uma interface gráfica (o Aqua) e ocultar toda complexidade de utilização do sistema Unix.

terminal-osx

Atualmente, tanto o Prompt de Comando quanto o Terminal são janelas gráficas onde se exibe essa estrutura e comportamento mais antigos, que de maneira alguma estão velhos. Embora não exista mais a necessidade de uso pela grande maioria das pessoas, para usuários avançados e ainda mais para programadores, o uso deste modo permite acesso a funcionalidades que através da interface gráfica são muito mais lentas e trabalhosas e em alguns casos completamente inacessível.

Antes do Windows 10 a única forma de executar um terminal linux no windows era através de emulação, normalmente utilizando o Cygwin. Era uma forma de executar comandos do Linux e eventualmente ter um primeiro contato com o terminal. No entanto, sua execução é normalmente lenta e nem tudo funciona 100%. A alternativa seria rodar o Linux numa máquina virtual (usando VMWare Player ou Virtualbox) ou ainda executa-lo através de pendrive ou Live CD (sem a necessidade de instalação). No Windows 10 de 64 bits, a partir da Build 14316 do Windows 10 Insider Preview é possível instalar o Bash on Ubuntu on Windows, um terminal Linux Bash nativo, criado em conjunto pela Canonical e Microsoft, executando no Windows sem emulação ou necessidade de máquina virtual.

bash-windows10

Nos vídeos demonstrarei as diferenças de sintaxe de comandos e funcionalidade entre Prompt de Comando e Terminal. Também demonstrarei o cmder um emulador de console pra Windows que possui melhorias visuais e funcionalidades extras que deixam o uso mais agradável e prático. Ele também une as funcionalidades de Prompt de Comando e Terminal, permitindo a utilização de ambos os comandos no mesmo console, facilitando a adaptação para uso de Terminal Linux no Windows sem a necessidade de grandes adaptações e instalações. O cmder também possui entre outras coisas, integração com Git (sem a necessidade de instalação do Git para Windows que na verdade utiliza o Cygwin).

No próximo post mostrarei os primeiros comandos para que você possa começar a brincadeira 😉

 

Leave a comment